terça-feira, 8 de agosto de 2017

Eu tenho 3 filhos: 22, 20 e 10 anos. A respeito de todos eles sempre ouvi um comentário semelhante: "Nossa! Como seu filho ou filha é educado/a!" Eu realmente não sei se dizem a verdade ou se falam isso pra me agradar, mas suponho que seja verdade, porque poderiam escolher outro tipo de elogio e sempre fazem esse.

Nós (eu e o pai deles) não temos nenhuma receita para educar, cometemos muitos erros, nos sentimos culpados inúmeras vezes, e em muitas outras nos apoiávamos um no outro apenas para tomarmos juntos uma decisão, mesmo que isso significasse fazer uma burrada juntos. E fizemos muitas - eu sei - mas acho que acertamos em muitas outras.

Tentamos não ser moralistas para educá-los. Respeitar a lei e as regras de convívio social é importante, mas a moral pode ser relativizada, discutida e questionada. Sempre.

Também tentamos não fazer uso de nenhum tipo de medo externo (de Deus, do inferno, da polícia, no "velho do saco"). Se eles tivessem que ter medo que tivessem de nós: pai e mãe. E metemos medo, sim, se for preciso.

Mas tem uma coisinha que acho que foi a mais fundamental e que nunca tivemos pudor de usar. Uma palavrinha curta, simples mas importantíssima:

NÃO

Educar pressupõe dizer não muitas vezes, muito mais vezes que gostaríamos de dizer. Quem não sabe dizer não para uma criança não será capaz de educá-la.

Rita Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.