terça-feira, 23 de maio de 2017

"O Brasil tem uma das legislações trabalhistas mais paternalistas do mundo"
Sim!!!
Porque temos uma das economias mais desiguais do mundo
Porque temos um dos sistemas tributários mais injustos do mundo
Porque temos uma das classes empresariais mais sem consciência de cidadania e sensibilidade coletiva do mundo (queria falar escrota mesmo)
Porque temos uma das classes politicas mais elitistas e corruptas do mundo
Porque temos um dos povos mais despolitizados e passivos do mundo

Quanto mais desproporcionais as relações de força em uma sociedade, mais a judicialização de tais relações se faz necessária e fundamental. Ou seja, o apelo por legislações duras, e por vezes, engessadas, não é a causa dos nossos males - como querem nos fazer acreditar os defensores das reformas trabalhistas - mas sim, consequência.

É obvio que quanto menos judicializada for uma sociedade, muito mais leve, desburocratizada e, portanto, tanto mais saudável era será. Entretanto, é cruel e cínico promover isso tomando como medida primeira desproteger os mais frágeis, culpando-os pelo único recurso que ainda tem para se defenderem de uma sociedade que é tão injusta para com eles.

Se queremos relações de trabalho mais flexíveis, precisamos, antes de tudo, investir numa política que empodere e fortaleça a classe trabalhadora e numa economia que não a penalize tanto.

Todos concordamos que quanto mais uma sociedade se desburocratiza mais ela se torna acolhedora, fluida e leve, mas começar isso pelo último recurso que resta à sua parte mais vulnerável - a classe trabalhadora - é imoral. Seria como retirar o banquinho debaixo dos pés do sujeito que está com a corda no pescoço, esperando que essa ação o salve do próprio enforcamento, prometendo a ele que terá condições plenas de desatar sozinho o nó que o ameaça.

Ninguém que tenha um pingo de noção de ética cidadã pode defender uma coisa dessas

1° de maio de 2017
Dia do trabalhador

Rita Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.