por Rita de Cássia de Araújo Almeida
trabalhadora e usuária do SUS
Este mês a Revista Radis da Fiocruz publicou excelente matéria intitulada: “O SUS que não se vê” que trata de mostrar o real tamanho e abrangência do Sistema Único de Saúde. O ensaio se baseia em dados colhidos por pesquisa do IPEA, publicados em fevereiro. Segundo tais dados cerca de 34% da população afirma nunca ter utilizado o SUS e também revelam um dado curioso: o sistema de saúde brasileiro é mais bem avaliado por aqueles que costumam utilizá-lo. Partindo de tais dados a publicação propõe algumas discussões interessantes que desmistificam equívocos e preconceitos relacionados à idéia que a maioria de nós faz do nosso sistema público de saúde.
O primeiro, e possivelmente o maior equívoco deles, é acreditar ser possível que algum brasileiro não seja usuário do SUS. O sistema faz parte do dia a dia de todos nós, mesmo que, às vezes, de maneira invisível. Utilizamos o SUS ao almoçarmos em um restaurante e ao adquirimos produtos alimentícios e medicamentos, por exemplo, pois todas as ações de vigilância sanitária são atribuições do SUS. As campanhas de vacinação para controle e erradicação de doenças, propagandas e campanhas educativas para prevenção de doenças e agravos à saúde, pesquisa e produção de medicamentos e terapêuticas, além de acesso a tratamentos de alta complexidade, especialmente aqueles que não interessam ao sistema privado, são algumas das ações do SUS que a maioria desconhece. Sendo assim, ao contrário do que se imagina, o SUS não se limita aos atendimentos oferecidos nos postos de saúde ou hospitais públicos, sua abrangência é de tal proporção que é impossível que algum brasileiro possa dizer que nunca tenha utilizado o sistema.
Quando discute o nível de satisfação dos brasileiros com o SUS a pesquisa é ainda mais reveladora: o índice de satisfação do brasileiro é maior entre os que se dizem usuários do sistema, enquanto que o percentual dos que o consideram ruim ou muito ruim é maior entre os que afirmam não fazerem uso dele. Partindo desta constatação a matéria abre uma discussão importante sobre a influência da mídia na opinião da população a respeito do SUS. A revista denuncia uma “má vontade” da grande imprensa para com o SUS, na medida em que se interessa preferencialmente por relatos e imagens de pessoas afetadas pelas falhas do sistema, ao mesmo tempo em que não atribui ao mesmo as ações que dão certo e os indicadores positivos resultantes de tais ações.
O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, invejado por outros países como os EUA, por exemplo. Tem um programa de imunização de doenças que é um sucesso, sendo o responsável pela erradicação de várias delas. O impacto do SUS na redução da mortalidade infantil é indiscutível. O Brasil tem um sistema de tratamento e prevenção de HIV/aids exemplar e é o sistema público que mais faz transplantes e hemodiálises no mundo todo, incluindo a manutenção de uma rede de doadores com excelência em tecnologia. Grande parte das intervenções de alta complexidade, especialmente aquelas que não são de interesse do sistema privado, por serem muito dispendiosas, ficam a cargo do SUS. A Farmácia Popular não beneficia apenas os que têm acesso à medicação gratuita, ao impulsionar a expansão do mercado, promove também a queda dos preços para os demais consumidores. Essas são algumas das informações positivas a respeito do SUS que são pouco divulgadas na mídia, ou quando são divulgadas não são atribuídas como ações do SUS.
A matéria defende que essa propaganda negativa do SUS se deve, em parte, por uma orientação ideológica neoliberal, cujo interesse é sustentar o discurso de que o público não funciona. Seduzida por tal discurso a classe média vem cada vez mais procurando pelos planos de saúde, acreditando que desta maneira não precisará utilizar o SUS e reforçando uma idéia que precisa perder força: a de que “o SUS é para os pobres”.
Sabe-se, no entanto, que a cobertura dos planos de saúde se dedica basicamente a consultas e exames ou tratamentos de baixo custo, ou seja, aqueles procedimentos que trazem mais lucros para as seguradoras. Os demais, por necessitarem de maior abrangência ou complexidade, e que obviamente os planos não cobrem por serem muito caros, ficam a cargo do SUS. Para se ter uma idéia, segundo o Ministério da Saúde, há uma estimativa de que cerca de 20% dos usuários de planos de saúde se utilizam dos serviços hospitalares do SUS, o que equivale a um custo que pode chegar a 1 bilhão por ano, custo que não é ressarcido ao SUS pelas seguradoras.
A idealização do SUS tem raízes numa concepção de saúde integral, solidária, humanitária, democrática e que não seja objeto das leis do mercado. Esse diferencial já seria suficiente para defendermos o SUS como patrimônio nacional, estabelecendo com ele uma noção maior de pertencimento e agregando-lhe o valor que realmente merece. Entender que “o SUS é nosso” se faz fundamental para militarmos em sua defesa, a fim de lhe garantir financiamento adequado e melhoria na qualidade de seus serviços e ações. Por isso, se lhe perguntarem se você é usuário do SUS não se envergonhe em dizer que sim. O Brasil agradece.
Uma coisa que eu tenho raiva é quando um médico ou enfermeira trata mal as pessoas nos Hospitais Públicos e faz o contrário nos particulares ou em seu consultório.
ResponderExcluirMas ano passado aconteceu exatamente o contrário:
Eu tive um acidente de moto machuquei o pé e fui ao Hospital dos SUS para tratamentos ortopédicos, tava cheio e estava com muita dor, então fui ao mesma rede de hospitais na parte privada, lá paguei 90 reais pela consulta e mais 90 pelo raio X do tornozelo, o médico passou uma pomada comédia que eu podia ter comprado em casa( tipo gelol...) e disse que eu podia engessar, mas era mais 150 reais e que foi pouco não precisava...
Eu fui embora sem gesso e fiquei o sábado todo (caí na sexta) com o pé inchando feito um elefante, aí me retei e no domingo fui em um hospital público na emergência. O ortopedista de plantão me atendeu, passou uma bruta injeção. Fiz outro raio X e ele mandou engessar minha perna quase toda.
Passou mais remédio e me deu várias recomendações (ELE ATÉ TOCOU EM MIM, COISA QUE O PARTICULAR NEM FEZ!!!).
Eu tinha sido mal diagnosticada e poderia ter ficado com sequelas
Eu achei que fui super mal atendida e nunca mais voltarei a esse hospital particular.
Só tenho raiva pq muitos médicos e enfermeiras trabalham no SUS como se fosse de graça sabe?
COmo se eles não tivessem salário.
Mas eu acho que esse é um mal de mtos funcionários públicos que esquecem qual a sua função social, que ultrapassa os valores monetários e esquecem que estão lidando com o público, com seres humanos...
Aqui no meu bairro tem PSF, eu vivo em um bairro pobre, mas já fui lá várias vezes por emergência ou consulta. Quando consigo uma vaga, e percebo que as enfermeiras e até mesmo a médica te tratam como lixo, pq pensam quem em uma comunidade carente só mora gente analfabeta e ignorante...
Acho muito triste tamanha arrogância, o SUS e todo a máquina pública deveriam investir numa mudança desse pensamento por parte dos funcionários...
Enfim, acho que isso devia mudar.
Moro em Feira de Santana, interior da Bahia.
Perfeito!!
ExcluirParticipo da comissão local do Posto de Saúde Padre Eustáquio, em Belo HOrizonte. Temos Ling Gong, técnica de educação corporal, baseado nas aertes marciaisi chinesas, que modifica o cotidiano de pessoas que precisam ter saúde.
ResponderExcluirParticipar é o desafio. Nas esferas regionais, municipais, estaduais e federais.
Aí teremos o SUS que merecemos para nossa saúde. É a luta necessária de cada um pois "o mar não tem cabelos para que a gente possa agarrar...".
Maravilhosa a reflexão. Entretanto, os profissionais que "faem/participam" do SUS, tb, precisam fazer sua pate. Muitos fazem más consultas, péssimos atendimentos e o gerenciamento é falho. Mas somos brasileiros e não desistimos nunca!!!
ResponderExcluir0 SUS é o melhor plano de Saúde. Só falta o poder publico fazer acontecer, a sociedade civil tem que fazer também á sua parte. Fazer o controle social, avaliar ,fiscalizar e cobrar. pedir prestação de contas.
ResponderExcluiraline o sus ta uma vergonha o atendimento esta precario uma escuhlanbaçao,queremos mudacças e profissionai qualifficados.
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